Comércio catarinense começa a recuperar fôlego ainda em 2016

Luiz Fernando Velho – Redação Grupo Catarinense de Rádios
Indicadores econômicos apontam melhora no ambiente de negócios em setembro

Embora as condições do mercado de trabalho e o crédito restrito ainda sejam um entrave para retomada do consumo, os indicadores de confiança no mês de setembro, que funcionaram como um ‘termômetro do mercado’, apontam para a recuperação do fôlego do comércio catarinense.

O ICEC atingiu 98,5 pontos em setembro, em uma escala de 0 a 200, o que representa alta de 6,1% no mês e 15,3% no ano. Este foi o quarto mês consecutivo de alta, após apresentar o nível mais baixo da série histórica iniciada em janeiro de 2010.

indices
Segundo avalição do presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, o desempenho no último mês mostra o humor do setor em relação às mudanças na gestão do país. E a trajetória de alta só se sustentará se as medidas anunciadas pelo novo governo forem claras e terem perspectivas de resultados positivos dentro de um horizonte previsível.

Cenário mais favorável

indices 1 Depois de seis meses seguidos de queda, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) voltou a subir (5,1%) e atingiu 90,6 pontos. O indicador vinha caindo mês a mês desde março (Março 101,2, Abril 97,3, Maio 91,8, Junho 87, Julho 86,4, Agosto 86,2).
A renda (152,2 pontos) e o emprego atual (117,2 pontos) destacam-se desde o início do ano entre os indicadores mais positivos da pesquisa. Mesmo com a deterioração do mercado de trabalho, Santa Catarina ainda tem a menor taxa de desocupação (6,7%) do país. A Perspectiva Profissional (86,2) teve alta de 8,8% no mês, depois de apresentar o menor valor da série histórica em agosto (79,2), mas ainda denota o pessimismo dos catarinenses.

ICF setembro 2016

A ICF cruza dados sobre emprego, perspectiva profissional, renda, acesso ao crédito, consumo e momento para duráveis para medir a avaliação das famílias sobre a condição de vida e a propensão ao consumo.

(Colaboração – Assessoria de Comunicação Fecomércio SC)
Compartilhe com seus amigos!