Filmes sobre o mundo da música

A música e o cinema têm uma relação direta desde o nascimento dos filmes. Pensando nisso a MonteCarlo trouxe, para você, que ama cinema e música, alguns filmes que mostram as histórias de grandes cantores brasileiros.

  • Somos tão jovens

Muito devem ter visto mas vale a pena relembrar desse filme, Somos tão Jovens é um filme de drama musical brasileiro de 2013, uma obra biográfica sobre a juventude do cantor Renato Russo.

  • Rock Brasília – Era de Ouro

Com imagens de arquivo, gravadas por Vladimir Carvalho desde o fim dos anos 1970, o documentário conta  a história da geração do rock dos anos 80 e de bandas como Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude.

  •    A Música Segundo Tom Jobim 

Nem documentário, nem ficção. “A Música Segundo Tom Jobim” é como um show com ares de cinema, um pout-pourri de raridades e clássicos da bossa-nova “inventada” por Antônio Carlos Jobim. Durante 90 minutos, o que narra a história do músico não são depoimentos nem fatos históricos, mas sim suas composições, interpretadas por ele e por outros artistas.

  •   Raul Seixas: O Início, o Fim e o Meio 

O documentário tenta reconstruir a figura de Raul Seixas por meio de seus fãs, companheiros e outros contemporâneos. Os depoimentos, com toda a sua subjetividade, acabam formando um mosaico de sentimentos e não propriamente uma trajetória histórica – o objetivo, afinal, não é esse, mas sim compreender o significado do ícone “Raul” para essas pessoas.

  • Cazuza: O Tempo Não Para

O filme faz um resumo ficcional da trajetória de Cazuza que tocou na banda Barão Vermelho e depois seguiu carreira solo para provar outros sabores musicais. O longa segue até a descoberta da AIDS, a viagem aos Estados Unidos e a rápida decadência física do cantor, diante dos olhos do seu público, culminando na morte em 1990.

  • Gonzaga – De pai pra filho

Conta a história do nosso querido e inesquecível Luiz Gonzaga, tendo como foco central a sua relação com o filho, Gonzaguinha.

  • Tim Maia, o filme

Tim Maia é um dos nomes mais emblemáticos da história de nossa música. Este filme consegue dar uma pequena dimensão do que foi a sua vida e por isso ele se torna um documento necessário e relevante para entendê-lo.

 

  • Titãs – A Vida Até Parece Uma Festa 

Titãs por Titãs. A história da banda contada pelos próprios músicos. O documentário começou a ser gravado por Branco Mello com o lançamento de Cabeça Dinossauro, em 1986, quando passou a registrar a explosão musical dos Titãs ainda nos anos 80. Com cenas inéditas dos bastidores de shows, viagens, ensaios, gravações, as lentes da câmera revelam o lado mais pessoal e íntimo dos amigos e parceiros profissionais, entre discussões e alegrias ao longo do tempo.

  • Elis

O filme retrata a vida intensa da consagrada cantora Elis Regina, desde quando começou a carreira, aos 18 anos, saindo de Porto Alegre e se mudando para o Rio de Janeiro, até o auge de seu sucesso.

  • Cássia Eller

Cássia Rejane Eller: cantora, mulher e mãe. Ícone da música brasileira dos anos 1990, Cássia quebrou tabus e chocou o mundo com sua morte precoce, em 2001. O documentário dirigido por Paulo Henrique Fontenelle traz depoimentos de amigos e parceiros de trabalho, como Zélia Duncan, Nando Reis, além de sua esposa Maria Eugênia. Um filme para conhecer o paradoxo que foi Cássia, a mulher tímida e delicada que explodia nos palcos com sua personalidade singular.

 

Compartilhe com seus amigos!