PRODUÇÃO INDUSTRIAL CRESCE 2,5% EM 2017

Esse é o primeiro resultado positivo desde 2013, quando o registro foi de 2,1%. Em 2017 o país fechou com 2,5 %, comparando com o ano anterior.

Mensalmente, dezembro apresentou variação positiva de 2,8%, comparando com novembro. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

Os maiores influenciadores para o resultado positivo foi o setor de automotores, reboques e carrocerias. O crescimento desse setor foi de 17,2% frente a 2016. Em destaque também está o setor de equipamentos de informática, ópticos, metalurgia e de indústrias extrativas.

“Praticamente todos os setores tiveram crescimento, mas o setor automobilístico, principalmente a fabricação de veículos pequenos, foi o que mais influenciou. Grande parte disso se deve à melhora no nível de estoques e ao aumento das exportações”, afirma Macedo, gerente da pesquisa.

O desempenho da indústria foi afetado pelas quedas na produção de derivados de petróleo e biocombustíveis (-4,1%), produtos farmacêuticos (-5,3%) e outros equipamentos de transporte (-10,1%).

Apesar da recuperação, Macedo ressalta que ainda é cedo para falar em recuperação. “O ano de 2017 rompe um período de queda na indústria brasileira, mas ainda está longe de uma mudança ideal”, diz.

Compartilhe com seus amigos!