TREMOR NA FRONTEIRA ENTRE IRAQUE E IRÃ

Autoridades locais confirmaram, que o terremoto de magnitude 7,3 que atingiu a fronteira entre o Irã e o Iraque na noite deste domingo (12), causou 334 mortes e deixou 1,7 mil feridos. O terremoto foi registrado às 21h48 (16h18 no horário de Brasília). Outro tremor de magnitude 5,3 aconteceu 11 minutos depois do primeiro, desta vez a 45 km de Halabja, uma cidade de mais de 100 mil habitantes no Curdi.

No Irã, o tremor foi sentido em várias províncias, sendo que a mais atingida foi Kermanshah. Na cidade de Sarpol-e Zahab, a cerca de 15 km da fronteira com o Iraque, o principal hospital ficou gravemente danificado. As populações de Ghasr Shirin (na fronteira), Sarpul e Azgale foram estão entre as mais afetadas.

Cortes de energia elétrica foram registrados nos dois países. As autoridades iraquianas solicitaram aos moradores de Darbandajan que durmam fora de suas casas. O mesmo cenário registrado na província iraniana de Ilam, onde alguns habitantes foram aconselhados a deixar a região por precaução.

O tremor também foi sentido no sudeste da Turquia, perto da fronteira com Irã e Iraque. Na cidade de Diyarbakir, os habitantes saíram de suas casas durante o terremoto, mas retornaram pouco depois. Não houve registro de vítimas.

Compartilhe com seus amigos!